SPE – Saúde e Prevenção nas Escolas, na Rede Municipal de Ensino
Baixo Guandu inicia implantação do SPE – Saúde e Prevenção nas Escolas, na Rede Municipal de Ensino.
O SPE é uma ação dos Ministérios da Educação e da Saúde, com apoio do UNICEF, UNFPA e UNESCO no planejamento, na execução, no monitoramento e na avaliação das ações desenvolvidas em âmbitos federal, estadual e municipal. Lançado em 2003, o Programa é uma iniciativa que, ao integrar saúde e educação, proporciona ao jovem a possibilidade de se informar, dialogar e se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis (DST).
Participaram do curso de capacitação em 2010, professores, diretores e coordenadores das escolas da rede municipal de educação. O curso foi ministrado na forma de oficinas sobre como trabalhar a questão das Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST/Aids na adolescência.
O objetivo da iniciativa é contribuir para a redução das DST e da infecção pelo HIV, bem como diminuir os índices de gravidez precoce, uma vez que nos últimos nove anos, ou seja, de 2000 até o final de 2009, foram registrados 6.161 casos de Aids em adolescentes na faixa etária entre 13 e 19 anos em todo o Brasil. Desse total, 3.713 ocorrências atingiram o público feminino, o que significa dizer que, atualmente, para cada oito casos em jovens do sexo masculino ocorrem 10 entre as mulheres.
Dentre os temas trabalhados durante as oficinas destacaram-se: a busca de novos caminhos para prevenir as DST-Aids, relações de gênero, a sexualidade na vida humana, saúde sexual e reprodutiva, violência sexual, drogas, redução de danos, doenças sexualmente transmissíveis e HIV.
Este projeto foi promovido pela Secretaria de Saúde, através da equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids – CTA, em parceria com a Secretaria de Educação.
0 comentários: